Comunicação nas Corporações: Sua Importância e Como Ela Auxilia no Sucesso Empresarial

 

comunicação empresas

Em constante evolução, a comunicação é a base das interações humanas desde a pré-história. Mesmo com todas as tecnologias o mercado exige cada vez mais qualidade nos processos de comunicação devido a corrida competitiva e investir em comunicação é um ponto crucial dentro das organizações.

Cada indivíduo possui seus valores intrínsecos e é natural a existência de eventuais discordâncias quanto à questões de foro íntimo. Todavia, no ambiente corporativo, o alinhamento de expectativas, objetivos e pontos a melhorar do desenvolvimento profissional de cada um é essencial, a fim de que a equipe, como um todo, consiga compreender o que precisa ser feito e, assim, possa atingir o sucesso em conjunto.

A comunicação, nesse sentido, é a base da vida em sociedade e através de pensamentos compartilhados é possível um alinhamento profissional entre colaboradores, criando política organizacional efetiva e estratégias comerciais eficientes. Possibilita-se, assim, entendimento entre transmissor e receptor por meio de uma comunicação assertiva e diligente entre todos os colaboradores no ambiente empresarial, conforme exposto a seguir.

Comunicação nas Empresas para Alinhamento e Organização

A premissa das corporações e das empresas é, em suma, a busca pela lucratividade. Todavia, para isso ocorrer, se fazem necessários uma série de fatores e características que impulsionem-na em direção à evolução e crescimento.

Por óbvio que as ferramentas para tanto são diversas, desde a questão organizacional, capacidade dos líderes na gestão dos recursos financeiros, e também muito trabalho em prol do crescimento da empresa. Todavia, para a efetiva obtenção de evolução e crescimento da corporação, a boa comunicação é uma das peça-chave para o sucesso.

Isso porque é por meio de uma eficiente comunicação no ambiente de trabalho que as equipes estarão cientes dos seus objetivos e os colaboradores terão uma visão clara e assertiva das suas funções, atribuições, metas e desafios.

É por meio da comunicação, da mesma forma, que erros e pontos de melhorias podem ser informados por meio de feedback. Assim, tendo sido compreendida a mensagem trespassada pelos interlocutores – por meio de uma comunicação clara e assertiva -, será oportunizada a possibilidade de melhorias e evolução da equipe como um todo.

Por fim, a boa comunicação também auxilia a motivar a equipe, tendo em vista que condutas acertadas são devidamente elogiadas e, assim, o(a) colaborador(a) entende o que fez corretamente, porquê aquela atitude auxiliou seus colegas e qual a importância de continuar fazendo o correto, se mantendo em um caminho escorreito de evolução profissional.

Ou seja, há muito já se ultrapassou a ideia de que apenas o lucro – sem que haja a preocupação com tantos outros fatores, como a motivação, compreensão e evolução da equipe – seria o objetivo-motor das empresas e corporações. Como dito acima, aspectos que transformam o ambiente de trabalho em um local adequado, estimulante e aprazível para desenvolvimento das atividades, como uma boa comunicação, por exemplo, têm o condão de elevar a produção e entrega a níveis antes inimagináveis.

Comunicação gera otimização de resultados

A compreensão das mensagens das equipes das empresas e corporações é efeito de uma boa comunicação entre os colaboradores.

Com uma boa comunicação, por conseguinte, além de gestores e liderados sentirem-se compreendidos e ouvidos, o desenvolvimento das atividades se dá de maneira natural e com desenvoltura. Isso porque, após ter sido comunicado de forma clara e assertiva os objetivos, os pontos de melhoria e aquilo que vêm sido feito da forma correta, é mais fácil para cada colaborador entender qual sua função e o que precisa fazer.

Ou seja, a partir de uma boa comunicação, os resultados são otimizados, porque fica muito claro para cada colaborador(a) as atividades que deve(m) fazer para a obtenção do sucesso.

De outro lado, a falha na comunicação pode acarretar prejuízos, sejam eles financeiros ou mentais, pois pode gerar re-trabalho desnecessário, atraso nas entregas, conflitos e insatisfação. Ao final, este eventual conjunto de resultados negativos impacta direta e negativamente o crescimento empresarial.

Quais são os benefícios de ter uma cultura de comunicação no trabalho?

Conforme dito, um ambiente de trabalho permeado de uma boa comunicação estimula o relacionamento entre os profissionais, além de amplificar a segurança e minimizar falhas no dia a dia. Dessa forma, quando se aplica uma cultura de uma boa comunicação, a empresa abre espaço para uma participação ativa e participativa dos colaboradores, trazendo um senso de cuidado com a empresa, além de outros diversos benefícios, alguns deles abaixo indicados:

  • Disseminação de conhecimentos;
  • Aumento da produtividade;
  • Troca de experiências e aprendizados;
  • Auxilio no desenvolvimento de ações estratégicas;
  • Minimização de conflitos internos;
  • Desenvolvimento de soft skills;
  • Auxilio no planejamento de cargos e salários;
  • Envolvimento da equipe, indiferentemente do cargo ocupado.

Ou seja, a boa comunicação no ambiente corporativo, independentemente do segmento da empresa, atinge a todos os colaboradores de forma direta ou indireta, pois estreita laços e facilita o atingimento de novas metas e objetivos para o sucesso empresarial como um todo.

É por meio da comunicação, inclusive, que os gestores conhecem a sua rede de talentos e com posse desse conhecimento, poderão traçar estratégias operacionais e organizacionais que promovam as mudanças necessárias para obter alto desempenho.

Por isso é tão importante se preocupar como a comunicação que ocorre entre os colaboradores em geral.

Como é no Barioni & Macedo

Conforme acima exposto, a boa comunicação é uma das peças-chaves para o sucesso dos negócios.

Não a toa, o escritório Barioni & Macedo possui o cuidado diário de manter uma comunicação clara e assertiva entre a equipe, por meio de encadeamentos de eventos em sistemas, portais de comunicação internos e reuniões recorrentes entre os setores para fins de alinhamento.

Além de prezar por uma boa comunicação entre a equipe, a clareza nas informações transmitidas ao cliente também é primordial, pelo que o escritório possui padronização das informações e constante direcionamento da equipe, a fim de dizimar falhas na transmissão de mensagens sobre aspectos judiciais.

Assim sendo, a equipe Barioni & Macedo se conecta diariamente, seja pela comunicação pessoal em si, seja por meio dos canais de comunicação internos (sistema intranet, sistema de comunicação via mensagens, e-mails, etc), ou seja sistemas de gestão de agenda (que possuem encadeamentos específicos, personalizados e únicos do escritório, de acordo com a rotina estabelecida), apoiada escorreitamente por uma gestão horizontalizada e de portas abertas para ouvir e se comunicar com a equipe, dentre diversos outros aspectos da gestão que facilitam a boa comunicação entre a equipe e para com os clientes.

Conclusão

Em qualquer setor, empresa ou nicho empresarial, é fundamental a presença de uma boa comunicação para auxiliar a integração e evolução da equipe. Com efeito, é importante que todas as áreas de uma empresa e corporação dialoguem entre si – seja por meio de comunicados, sistemas, agendas, entre outros – para garantir a efetividade e cumprimento da rotina designada pelos gestores.

Com um bom método de comunicação planejado para o perfil da empresa e colaboradores treinados para executá-lo, o ambiente torna-se prático e dinâmico, trazendo benefícios para todos os envolvidos.

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AUTORA

Priscila Messias Andrioli. Técnica em Serviços Jurídicos

REFERÊNCIAS

PIMENTEL, Marina de Oliveira; RODRIGUES, Fabíola Cottet. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. 2ª ed. 2018.

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