Semana Nacional de Conciliação do Judiciário tem início nesta segunda-feira (27/11)

Começou nesta segunda-feira (27/11) a XII Semana Nacional de Conciliação do Judiciário, que buscará solucionar o maior número de processos por meio de acordos, de forma célere e amigável. A campanha, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de disseminar a cultura da paz, é realizada em parceria com tribunais do trabalho, tribunais federais e tribunais de justiça de todo o País.

A XII Semana Nacional de Conciliação tem como mote “Conciliar: nós concordamos”. A intenção, ressalta o CNJ, é demonstrar que a decisão de conciliar é das partes envolvidas e só acontece se houver comum acordo.

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná preparou-se para o mutirão, selecionando os processos com maior possibilidade de composição. Partes e advogados também tiveram a iniciativa de pedir a inclusão de seus processos na pauta da Semana. Serão 514 audiências no Regional paranaense de ações que tramitam tanto na fase de conhecimento quanto na de execução. As audiências ocorrerão em Varas do Trabalho de todo o Estado e, em maior número, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputa (Cejusc-TRT9), em Curitiba.

O Cejusc-TRT9 é uma estrutura permanente voltada a facilitar a conciliação no âmbito do TRT-PR. A unidade pode ser contatada em qualquer época do ano por aqueles que desejarem submeter seus processos a uma tentativa de acordo.

O CNJ informa que existem mais de 74 milhões de processos judiciais em tramitação no Judiciário brasileiro. A Semana de Conciliação é parte do esforço dos tribunais em solucionar parte desse volume, mas de forma consensual, em que ambas as partes fiquem satisfeitas. No ano passado o mutirão teve a participação de 51 tribunais e terminou com 130 mil acordos, que representaram R$ 1,2 bilhão em valores homologados pela Justiça. Foram realizadas 444 mil audiências.

A conciliação no Judiciário está baseada na Resolução CNJ n. 125/2010, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Judiciário.

Disponível em: www.trt9.jus.br

Compartilhar

Outras postagens

Advocacia 4.0

O Impacto do Uso da Tecnologia e Inovação na Barioni e Macedo Advogados

Em 2024, o escritório Barioni e Macedo recebeu o prestigioso Certificado AB2L Escritório 4.0, uma importante conquista que reflete nosso compromisso com a inovação e a excelência em serviços jurídicos.
Este certificado, concedido pela Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), reconhece escritórios de advocacia que se destacam pelo uso avançado de tecnologia e práticas inovadoras em sua rotina.
Para obter essa certificação, foi necessário atender a uma série de requisitos rigorosos. Entre eles, destacam-se a adoção de ferramentas tecnológicas (Pajur) que otimizam processos administrativos, a implementação de sistemas de gestão eficientes, o uso de robôs de automação para tarefas repetitivas, e a realização de reuniões virtuais.

Short Stay e Long Stay

Novas formas de locação de imóveis: Short Stay e Long Stay – Uma breve abordagem jurídica

Os jovens adultos da geração entre 20 e 35 anos, conhecidos como millennials, estão cada vez mais inclinados a valorizar a liberdade de escolha e a privilegiar experiências de vida em vez da aquisição de imóveis. Essa tendência indica uma diminuição da importância da ideia tradicional de adquirir um imóvel para residir permanentemente, prevendo-se um aumento na troca de moradias de acordo com as necessidades e condições individuais.
Em resposta a essa mudança de comportamento, surgiram duas novas modalidades de locação de imóveis: o short stay, projetado para períodos mais curtos com potencial para alta rentabilidade; e o long stay, direcionado para aqueles que buscam uma estadia prolongada com maior estabilidade. (…)

embargos de declaração

Embargos de declaração e sua amplitude do efeito interruptivo para pagamento espontâneo ou impugnação

O recurso de  embargos de declaração é uma ferramenta essencial no processo civil brasileiro, destinada a esclarecer pontos omissos, contraditórios ou obscuros de uma decisão judicial.

No entanto, a extensão dos efeitos desse recurso, especialmente quanto ao seu efeito interruptivo, é um tema que suscita debates entre os operadores do direito.

Este artigo explora o papel dos embargos de declaração, com ênfase na sua capacidade de interromper prazos processuais exclusivamente para a interposição de recursos, sem se estender a outros meios de defesa, como a impugnação ao cumprimento de sentença, ou ao cumprimento espontâneo da obrigação de pagamento.

tokenização

Tokenização e o Mercado Imobiliário

Tokenização, uma prática inovadora e em ascensão no campo tecnológico, tem sido cada vez mais reconhecida por suas promessas de revolucionar diversos setores, com destaque especial para o mercado imobiliário. Nesse cenário, o presente artigo se propõe a aprofundar e elucidar os diversos aspectos que envolvem a tokenização. Além de definir e contextualizar o conceito em questão, serão destacadas suas aplicações práticas e os impactos que vem gerando no mercado imobiliário. Ao mesmo tempo, serão minuciosamente examinadas as vantagens e desafios inerentes a essa inovação disruptiva.
Os debates no Brasil tomam destaque a partir de provimento publicado pela corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) sobre o registro de tokens representativos de propriedade imobiliária nos cartórios de registro de imóveis daquela região. A controvérsia, abordada no provimento do Tribunal, surgiu quando diversos cartórios no Rio Grande do Sul receberam solicitações para lavrar e registrar (…)

Enviar mensagem
Precisa de ajuda?
Barioni e Macedo Advogados
Seja bem-vindo(a)!
Como podemos auxiliá-lo(a)?