A oportunidade de intervir no mundo visando melhora-lo é sempre algo almejável, seja através de pequenas ações, seja por meio de campanhas que visam conscientizar a população sobre temas de grande relevância. Mediante a crescente emancipação da mulher, tanto no mercado de trabalho, quanto em várias outras esferas sociais, políticas e culturais, a preocupação com a sua saúde e bem-estar emerge como principal pauta do “Outubro Rosa”.
A promoção de campanhas visando, especialmente, o combate ao câncer de mama é aspecto central das mobilizações desse “mês róseo”. Os empreendedores e empresas, demonstrando sua preocupação em cumprir com o seu papel social, podem estabelecer políticas internas, através de mobilizações publicitárias, por exemplo, no intuito de divulgar métodos de prevenção, oferecer auxilio às mulheres no diagnóstico da doença, além de outras medidas que enfoquem a prevenção, bem como o enfrentamento do câncer de mama, e evidenciem à comunidade o engajamento da empresa em questões sociais e humanitárias.
Além da promoção de campanhas internas, que envolvam empregadas, gerentes e sócias das empresas, é possível estender as mobilizações aos clientes e à comunidade em geral. A elaboração de infográficos, palestras, cartilhas e/ou dicas de prevenção podem ser excelentes iniciativas para alcançar tanto funcionárias, quanto consumidoras, parceiras e fornecedoras.
No que diz respeito à esfera jurídica, é de grande utilidade a divulgação de informações concernentes aos direitos que as mulheres brasileiras possuem, em relação a exames, diagnostico e tratamento do câncer de mama.
Consequentemente, o engajamento das empresas privadas no Outubro Rosa resulta, não somente, em benefícios à saúde pública e ao bem estar social, mas também, impacta fortemente na percepção que tem a clientela (e toda população próxima ao negócio) sobre a responsabilidade social desta, fomentando otimizações publicitárias e comerciais.